Cine Pedal
Virada Cultural
Belo Horizonte - MG
09 07 2016
Foto Andre Fossati

II Edição do Cine Pedal Brasil chega ao Rio de Janeiro

MOSTRA DE CINEMA ITINERANTE E GRATUITA MOVIDA A ENERGIA LIMPA CIRCULA O PAIS E CHEGA AO RIO DE JANEIRO

Maio, 2017 – Rio de Janeiro recebe a 2ª edição do Cine Pedal Brasil. O evento ocupa o espaço Parque das Figueiras na Lagoa Rodrigo de Freitas, com a exibição de filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas pedaladas pelo público participante. O Cine Pedal Brasil começou no Rio de Janeiro em 2016, passou por Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e agora volta ao Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de maio.

 Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local, no estande de credenciamento de voluntários ou através do site do evento: www.cinepedalbrasil.com.br. Para animar o público, além da exibição dos filmes e dos diálogos com especialistas, o evento conta com um baile ao ar livre, embalado por um DJ convidado, além de food bikes. O Circuito é um programa pra toda a família e opção de lazer para quem vai de bicicleta ou não.

 A 2ª edição carioca do Cine Pedal Brasil conta com a programação da Babilônia Feira Hype – edição especial de Dia dos Namorados, com Revival do Drivin Lagoa no Parque das Figueiras e no Palco Hype, Pocket Show da Banda “A Coisa Toda”. 

A Babilônia Feira Hype após ter inaugurado o novo parque na Lagoa em dezembro, promove sempre mensalmente suas edições no Parque das Figueiras levando os melhores novos talentos da economia criativa carioca e o charme da Feira Hype, oferecendo um uso inteligente do parque com um programa para fazer em família, com atividades e atrações culturais.  

 “Ter o Cine Pedal vem somar forças a nossa ideia de oferecer um programa plural com atividades culturais variadas a cada edição da Babilônia Feira Hype, e ainda vem de encontro ao nosso compromisso de promover uso inteligente ao Parque das Figueiras agregando valor cultural e dando ao público cada vez mais opções de lazer e cultura a cada edição mensal da Babilônia Feira Hype”, observa Fernando Molinari, curador da Babilônia Feira Hype.

 “A união com o Cine Pedal no Parque das Figueiras nos leva a um delicioso revival do Cine Drive-in da Lagoa que durante anos ocorreu no mesmo local. Nada mais hype que promover estes tipos de resgates culturais de uso de áreas urbanas”, comemora Robert Guimarães, diretor da Babilônia Feira Hype.

 O Cine Pedal Brasil transcende o entretenimento e promove uma experiência única de coletividade. Idealizado pela produtora Inffinito e apresentado pela Raízen, o festival circulou em sua primeira edição por várias capitais brasileiras com uma proposta de inovação aliada à tecnologia.

A iniciativa une a inovação à promoção da cultura, além do estímulo à saúde e ao esporte em um só projeto. “Estamos a um passo de vivenciar mais uma inovação no cinema! Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Por meio dessa tecnologia inovadora, queremos difundir o conhecimento sobre as energias renováveis. A proposta de uma mostra de filmes onde toda a energia utilizada é gerada a partir de bicicletas é inédita. O conceito do projeto abre caminho para novas formas de pensar a produção e geração de energia limpa”, explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.

 A Inffinito, que trabalha há 22 anos com o setor audiovisual no Brasil e exterior lançou em 2016 o Cine Pedal Brasil, um braço de atuação que utiliza o audiovisual como fomento e promoção de ações em prol do meio ambiente. “A proposta do evento é chamar a atenção, por meio de uma ação criativa, para as questões ambientais e como ideias inovadoras podem afetar diretamente a vida do cidadão. Queremos propor o pensamento e uma nova maneira de enxergar a vida”, conclui Adriana.

 Como participar

Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local, no estande de credenciamento de voluntários ou através do site do evento: www.cinepedalbrasil.com.br. Os inscritos recebem diplomas e brindes de participação.

 Como funciona

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz*, que será recebida por um equipamento condensador responsável por alinhar toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

 Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

*Energia motriz – energia mecânica gerada por meio de movimentos contínuos.

 Sobre Diálogos Com o Público

Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove Diálogos com o público sobre as temáticas levantadas nos filmes exibidos. Mediados por Paula Dutra, os debates terão como temas: “inovação em geração de energia” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.

 Sobre os filmes exibidos:

 Dia 27 de maio:

O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA, de Bruno Barreto

Sinopse: Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um advogado descendente de italianos e palmeirense roxo. Alfredo criou sua filha Julieta (Luana Piovani) para ser apaixonada pelo time. Ela acabou se tornando a centroavante do time de futebol de salão feminino do Palmeiras e se apaixona por Romeu (Marco Ricca), oftalmologista e corintiano roxo. Em nome do amor, Romeu aceita se passar por palmeirense, o que gera desconfiança na família – o seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e a avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corintianos fanáticos.

Ficha técnica:

Gênero: Comédia

Direção: Bruno Barreto

Roteiro: Bruno Barreto, Jandira Martini, Marcos Caruso

Elenco: Cybele Jácome, Leonardo Miggiorin, Luana Piovani, Luís Gustavo, Marco Ricca, Marina Person, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Rafael Golombek

Produção: Paula Barreto

Fotografia: Adriano Goldman

Trilha Sonora: Guto Graça Mello

Duração: 93 min.

 

Dia 28 de maio:

PINÓQUIO, de Anna Justice

Sinopse: Quando um pedaço de madeira cai nas mãos do pobre e velho fabricante de brinquedos Gepeto, ele esculpe um fantoche e o chama de Pinóquio. De repente este boneco ganha vida, para a alegria de Gepeto. Mas Pinóquio é cheio de caprichos e ideias e, em pouco tempo, já estará vivendo loucas aventuras que vão lhe ensinar o que é certo e errado na vida.

Ficha técnica:

Título Original: Pinocchio
Direção: Anna Justice
Ano: 2013
País: Alemanha
Duração: 96 min
Classificação: 8 anos

Sobre a Inffinito

Fundada em 1995 por Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é referência no Brasil e exterior por sua atuação na realização de Festivais de cinema, de eventos culturais e na produção audiovisual. A Inffinito tem como missão utilizar o audiovisual como ferramenta e plataforma de prospecção de negócios, capacitação profissional e transformação social. Há 22 anos no mercado, a Inffinito idealiza e produz o Circuito Inffinito de Festivais, exclusivamente brasileiro no exterior, eventos com caráter mercadológico, além da produção de curtas, médias e longas-metragens, séries para TV, sempre com o objetivo de utilizar o conteúdo brasileiro para contribuir para enriquecimento do pensamento coletivo.

http://www.inffinito.com/

http://cinepedalbrasil.com.br/

 

 Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

A Raízen acredita que a cultura, o esporte e a educação são a energia que move a sociedade, contribuindo para a geração de um futuro melhor. Comprometida com o fomento de iniciativas socioeducativas, todos os anos a empresa apoia projetos por meio das marcas Raízen e Shell, que é marca licenciada da companhia no Brasil.

SERVIÇO

Cine Pedal Brasil

Dias e horários: 27 e 28 de maio

Local: Parque das Figueiras – Av. Borges de Medeiros, 1426 – Lagoa, Rio de Janeiro – ao lado do Lagoon e da Babilônia Feira Hype

Local do evento

Captura de Tela 2017-04-25 às 10

GRÁTIS

 

Programação

27 de maio – sábado

16h – Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários

17h30 – Inicio da subida do telão e música por meio da energia gerada pelo público;

18h – Diálogo com convidados e público sobre “Inovação em geração de energia”;

19h – Exibição do filme;

21h – Fim da programação

28 de maio – domingo

16h – Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários

17h30 – Inicio da subida do telão e música por meio da energia gerada pelo público;

18h – Diálogo com convidados e público sobre “Meio ambiente e sustentabilidade x educação”;

19h – Exibição do filme;

21h – Fim da programação

 

SERVIÇO BABILÔNIA FEIRA HYPE

Dias 27 e 28 de maio – das 14h às 22h

Pocket Show: 18h e 19h30

Entrada franca

Programação Completa: www.babiloniafeirahype.com.br

Facebook : https://www.facebook.com/babiloniafeirahype  

Instagram: @babiloniafeirahype

Share this post

No comments

Add yours