Nos 20 anos, Teatro Alfa lança projeto de música e traz grupo de Pina Bausch na temporada de dança

Em 2018 o Teatro Alfa completa 20 anos e está preparando uma programação especial para a comemoração. Ao longo desses anos, o Alfa construiu reputação invejável, se tornando referência principalmente na área de dança, privilegiando a vinda de companhias de destaque no Brasil e no circuito internacional – representantes do que há de mais moderno na dança contemporânea. Para abrir as comemorações no mês do aniversário, a novidade é o Alfa Música, com dois espetáculos (um ainda a ser confirmado, no segundo semestre, por conta de patrocínios) que tem como característica encontros inéditos e exclusivos, com diferentes temas, sempre com foco na música brasileira. O primeiro show, Conexão Brasil-Cuba, enfoca o diálogo da música brasileira com a de Cuba, nos dias 20, 21 e 22 de abril. Com curadoria e direção de de Myriam Taubkin e arranjos de Egberto Gismonti e Swami Jr, o espetáculo reunirá 30 artistas no palco – 24 cubanos e seis brasileiros.

História em números – Entre 1998 e 2017, em suas Salas A e B (1.118 e 204 lugares, respectivamente), o Teatro Alfa apresentou 675 espetáculos. Entre todos os títulos, foram7.249 apresentações, um público total (contando espetáculos artísticos, projetos  sociais eventos) de 3 milhões e 145 mil pessoas e um público de espetáculos abertos (com venda de ingressos) de 2 milhões e 400 mil pessoas. Desde 2003, quando foi lançada oficialmente a Temporada de Dança, foram 762 apresentações para um público de 658.183 pessoas. Participaram 47 companhias internacionais e 18 nacionais durante esses anos. Na abertura do teatro, em 1998, vieram Cirque Eloize, Alwin Ailey American Dance Theater, The Parsons Dance Company e Twayla Tharp Dance Company, além das nacionais Mimlus Cia de Dança e Cia de dança do Amazonas.

Temporada de Dança de 2018 será muito especial, composta por companhias que foram marcantes na história do teatro: Grupo Corpo, Cia. de Dança Deborah Colker, Cie DCA de Philippe Decouflé (França), São Paulo Cia. de Dança, Pina Baush Tanztheater Wuppertal(Alemanha) e o clássico O Quebra-Nozes da Cisne Negro Cia. De Dança são os convidados confirmados. Ainda está em processo de negociação à vinda de uma sétima companhia.

Temporada Alfa Criança terá oito espetáculos que vão encantar a criançada (e seus pais), sempre com a preocupação de oferecer produções de muita qualidade. A programação continua com a atividade Fazendo Cena – Invadindo os Bastidores, que conta a história do teatro pelo ponto de vista técnico e mostra como é o funcionamento do som, luz e da máquina de palco. Além disso, o projeto social Descobrindo o Teatro continuará apresentando aos jovens novas possibilidades profissionais ligadas às artes cênicas

Sobre Alfa Música – São convidados para Conexão Brasil-Cuba os artistas brasileiros Fabiana Cozza, João Donato, Toninho Ferragutti Swami Jr, que farão combinações inéditas com os cubanos Omara Portuondo, Pepe CisneirosJulito Padrón, Camerata Romeu Oliver Valdés. Será um espetáculo inédito, com mais de 30 artistas no palco. A direção musical é deMyriam Taubkin e a direção de arte de Gabriel Fontes Paiva. Os arranjos foram especialmente criados por Egberto Gismonti, Tiago Costa Swami Jr. Serão várias formações no palco.

Temporada de Dança 2018

GRUPO CORPO – 9 apresentações – De 3 a 12 de agosto

Programa – Gira (2007) e 21 (1992)

CIA DCA Philippe Decouflé – 3 apresentações – 31 de agosto a 2 de setembro

Programa – Nouvelles Pièces Courtes (2017)

SÃO PAULO CIA DE DANÇA – 2 apresentações – 15 e 16 de setembro

Programa a definir

CIA DE DANÇA Deborah Colker – 9 apresentações – 21 a 30 de setembro

Programa –  (2005 – releitura)

PINA BAUSH TANZTHEATER WUPPERTAL  – 4 apresentações – 29 de novembro a 2 de dezembro

Programa – Nefés (2003)

O QUEBRA-NOZES – 15 apresentações – 13 a 23 de dezembro

Clássico de Natal com a Cisne Negro Cia de Dança

Share this post

Leandro Nunes

Leandro Nunes

Leandro Nunes – Assessor de Marketing, Jornalista e Fotógrafo. São Paulo - SP

No comments

Add yours