O documentário independente brasileiro Sinfonia Caipira foi selecionado pelo Jukebox International Film Festival, que acontece em Carson City, nos Estados Unidos, nos dias 23 e 24 de agosto. A mostra apresenta filmes que celebram a música e integra a programação do Jazz and Beyond: Carson City Music Festival, que acontece durante todo o mês na cidade.

Sinfonia Caipira, de Denis Nielsen, está entre os cinco concorrentes na categoria longa documentário, entre filmes dos EUA, Canadá e Grécia. Produzido de forma totalmente independente, o filme retrata a viagem da banda paulista Santa Jam Vó Alberta para a cidade de Ibitipoca (MG), onde os integrantes tomam as ruas da cidade em uma catártica procissão com sua fusão original de folk, baião, blues, valsas, violadas, música cigana e jazz tradicional. O documentário musical de 65 minutos faz uma crônica bem humorada da viagem, mesclando cenas dos músicos nas ruas da pequena cidade, ao mesmo tempo em que conta a história de escalada de sucesso inesperado da banda até chegar ali – com o foco sempre na entrega de sua maior paixão: unir as pessoas através da música sem palcos ou fronteiras. A banda também se apresentará no festival e participará de um bate papo com o público junto com o diretor. Sinfonia Caipira é o segundo longa documentário de Denis Nielsen. O filme teve pré-estreia em São Paulo no Museu da Imagem e do Som (MIS), dentro da programação do Cine MIS, que abre espaço para novos talentos do cinema.

Outra produção brasileira, Coração de Cowboy, de Gui Pereira, também concorre no festival na categoria ficção. O drama é estrelado por Gabriel Sater e Thaila Ayala e tem a participação da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here